Processo

Grupo Amarelo:

Glossário ilustrado

Criar um glossário ilustrado com pelo menos 20 (vinte) conceitos/termos utilizados dentro desta temática.
Inclua:  terminal intermodal; depósito alfandegado; entreposto aduaneiro; porto seco, porto marítimo, porto fluvial, terminal portuário, importação e exportação.


O Glossário deverá ser feito no PowerPoint com os conceitos e as respectivas imagens. 
No primeiro slide coloque o nome da escola, da disciplina, da professora, dos componentes do grupo, o ano, a turma e a data.
Não se esqueça de colocar as referências indicando a fonte das imagens e dos conceitos.

Salve seu arquivo com o nome:
Glossário-grupo-amarelo-ano-turma e o envie como anexo para o e-mail indicado pela professora.
Coloque no assunto do e-mail: Glossário- ano-turma.

Fique atento ao prazo para o envio do trabalho.

Ao final do trabalho, depois de visitar o blog com a socialização das pesquisas de todos os grupos, fazer um mapa conceitual com tema central Portos.

Clique em Recursos e saiba onde pesquisar.

Grupo Azul:

Portos Marítimos: características, principais portos marítimos no mundo

Escreva um pequeno texto colocando o conceito de porto marítimo, explique com detalhes pelo menos três vantagens/benefícios para a utilização de portos secos na importação e na exportação de produtos. Inclua no texto a localização dos principais portos marítimos no mundo, classifique-os e caracterize-os, identificando o que transportam e para onde seguem, a importação e exportação. Deve ser inserido também os portos marítimos brasileiros e sua posição no mundo.

Ilustre seu texto.

Coloque no cabeçalho o nome da escola, da disciplina, da professora, dos componentes do grupo, o ano, a turma e a data.
Não se esqueça de colocar as referências indicando a fonte das imagens e dos conceitos.

Formate seu texto: fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5.
Salve seu arquivo com o nome:
Porto-seco-grupo-azul-ano-turma e o envie como anexo para o e-mail indicado pela professora.
Coloque no assunto do e-mail: Texto portos marítimos - grupo azul-ano turma.

Fique atento ao prazo para o envio do trabalho.

Ao final do trabalho, depois de visitar o blog com a socialização das pesquisas de todos os grupos, fazer um mapa conceitual com tema central Portos.

Clique em Recursos e saiba onde pesquisar.

Grupo Marrom:

Portos secos: características, principais portos no mundo

Escreva um pequeno texto conceituando porto seco, o que fazem no mundo. Inclua no texto a localização dos principais portos secos no mundo. Classifique-os, caracterize-os, identifique o que transportam e para onde seguem, a importação e a exportação. Deve ser inserido também esse tipo de porto no Brasil e relatar o caso de Uberlândia e sua posição no Brasil e no mundo.
 Ilustre seu texto.

Coloque no cabeçalho o nome da escola, da disciplina, da professora, dos componentes do grupo, o ano,  a turma e a data.
Não se esqueça de colocar as referências indicando a fonte das imagens e dos conceitos.

Formate seu texto: fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5.
Salve seu arquivo com o nome:
Porto-seco-grupo-marrom-ano-turma e o envie como anexo para o e-mail indicado pela professora.
Coloque no assunto do e-mail: Texto porto seco- ano turma.

Fique atento ao prazo para o envio do trabalho.

Ao final do trabalho, depois de visitar o blog com a socialização das pesquisas de todos os grupos, fazer um mapa conceitual com tema central Portos.

Clique em Recursos e saiba onde pesquisar.

Grupo Verde:

Portos fluviais: características, principais portos fluviais no mundo

Escreva um pequeno texto conceituando portos fluviais. Inclua no texto a localização dos principais portos fluviais no mundo, classifique-os, caracterize-os. Identifique o que transportam e para onde seguem, a importação e exportação. Deve ser inserido também os portos fluviais brasileiros e sua posição no Brasil e no mundo.
 Ilustre seu texto.

Coloque no cabeçalho o nome da escola, da disciplina, da professora, dos componentes do grupo, o ano, a turma e a data.
Não se esqueça de colocar as referências indicando a fonte das imagens e dos conceitos.

Formate seu texto: fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5.
Salve seu arquivo com o nome:
Portos-fluviais-grupo-verde-ano-turma e o envie como anexo para o e-mail indicado pela professora.
Coloque no assunto do e-mail: Texto portos fluviais no mundo- ano turma.

Fique atento ao prazo para o envio do trabalho.

Ao final do trabalho, depois de visitar o blog com a socialização das pesquisas de todos os grupos, fazer um mapa conceitual com tema central Portos.
Clique em Recursos e saiba onde pesquisar.

Grupo Vermelho:

Modernização do sistema portuário, cidades portuárias e logística de transporte

Escreva um pequeno texto conceituando portos marítimos e fluviais, destaque as condições indispensáveis para a estrutura portuária, escreva também sobre as principais alterações sofridas pelo sistema portuário ao longo das últimas décadas. Inclua no texto a maneira como as cidades portuárias se relacionam com os portos, o papel da tecnologia na logística envolvida no transporte. Inclua também no texto considerações sobre a modernização da rede de transportes no mundo e em Uberlândia.

Coloque no cabeçalho o nome da escola, da disciplina, da professora, dos componentes do grupo, o ano, a turma e a data.
Não se esqueça de colocar as referências indicando a fonte das imagens e dos conceitos.

Formate seu texto: fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5.
Salve seu arquivo com o nome:
Modernização do sistema portuário-grupo-vermelho-ano-turma e o envie como anexo para o e-mail indicado pela professora.
Coloque no assunto do e-mail: Texto modernização portuária- ano turma.

Fique atento ao prazo para o envio do trabalho.

Ao final do trabalho, depois de visitar o blog com a socialização das pesquisas de todos os grupos, fazer um mapa conceitual com tema central Portos.
Clique em Recursos e saiba onde pesquisar.

Grupo Misto: seguir orientações da Profª Fátima Greco.
Criar um blog para socializar as pesquisas.

Abrir uma página para cada grupo e deixar a página de postagens para o trabalho de campo. 

Se necessário agendar orientação com a profª do Laboratório de Informática.

Trabalho de campo:  Seguir orientações da professora Fátima Greco.

Preparem-se para fotografar o local, entrevistar pelo menos um funcionário e saber como é o trabalho dele neste lugar. 

Atenção! Não fotografe o rosto das pessoas de frente, caso isto aconteça não poderão publicar as fotos no blog sem autorização.

Ao retornar do trabalho de campo produza um relatório sobre o trabalho de campo realizado no Porto Seco do Cerrado, insira no texto as fotos que você tirou. Inclua no relatório os principais produtos que são importados e exportados e as vantagens da utilização do Porto Seco.

Coloque no cabeçalho o nome da escola, da disciplina, da professora, dos componentes do grupo, o ano, a turma e a data.

Formate seu texto: fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5.
Salve seu arquivo com o nome:
Visita ao porto seco-ano-Grupo- Cor -ano - turma   e o envie como anexo para o e-mail indicado pela professora.
Coloque no assunto do e-mail: Relatório visita - Grupo número- ano turma.

Fique atento ao prazo para o envio do trabalho.
Clique em Recursos e saiba onde pesquisar.